Cartazes polacos em Gaia

0135.jpg

Já no blogue da Livros de Areia referi a minha surpresa por encontrar, em Vigo, uma exposição (exclusiva a Vigo e à Corunha) de cartazes da colecção do Museum fur Gestaltung. Surpresa porque exibir cartazes, sem ser como reforço lateral de uma exposição de arte contemporânea, não é norma em Portugal.
Pois em Gaia estão, até 31 de Agosto, cartazes polacos de cinema, para serem vistos na bela Casa Barbot, à Avenida da República, onde funciona a Casa da Cultura da Câmara de Gaia. A escola polaca do cartaz, a melhor do mundo, com cartazes em todas as histórias do design gráfico, e alguns deles a valerem fortunas (mas sem mecenas ou compradores ou comissários de nome por cá), lá vai sendo mostrada em Portugal com parcimónia e longe dos centros da arte “importante”. Pela escassa informação que encontrei, depreendo que o cartaz de Franciszek Starowieyski em cima (do filme de Golem de Piotr Szulkin) é um dos expostos.
E não seria bom que os sponsors destes festivais de música de Verão se lembrassem de pagar uma exposição de cartazes de rock da fase psicadélica californiana, com alguns cartazes obrigatórios do mestre Victor Moscoso? (ver Prova A) Não precisam de puxar muito pela cabeça: o Victoria and Albert de Londres organizou uma coisa semelhante em 2000, e teve de prolongar o prazo porque as enchentes de visitantes o obrigaram a isso.

Prova A
victormoscoso2.jpg

3 Comments

Filed under Eventos

3 responses to “Cartazes polacos em Gaia

  1. Hello there,
    I do not know Portugese, sorry. I understand this is about a Polish poster exhibition here in Portugal. Could you tell me more about it? I am a poster collector from Poland.
    Best regards
    Jurek Koniczek

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s