Eixos de orientação

Desenhar capas de livros implica o confronto permanente com dilemas:

individualizar cada capa para cada livro, respeitando a idiossincrasia do texto ou do autor, ou apostar num design serial, com elementos recorrentes ao longo de uma “colecção”?
– focar unicamente o rectângulo da capa (apostando tudo no primeiro contacto visual com o leitor) , ou aproveitar o facto de se trabalhar sobre um plano aberto e contínuo e dispor os elementos ao longo desse plano (correndo o risco de, fechado o plano, o efeito se perder, mas permitindo descobertas visuais ao leitor paciente)?
respeitar o estilo literário, o contexto histórico e a área estética do texto ou ir em contraponto?
– usar apenas tipografia quando não se requer qualquer imagem, ou ceder à norma de que as imagens vendem?

Estes dilemas, diários e comuns a todos os que concebem o grafismo de livros, serão os eixos de orientação de muito do que aqui for escrito.

2 Comments

Filed under Soltas

2 responses to “Eixos de orientação

  1. – Um design serial, na minha experiência, poupa imenso tempo (após estar definido o modelo, como é óbvio!), contudo, se o modelo criado não for pensado sob o princípio de que cada livro é, e sempre será, um livro, a marca da colecção pode tornar-se um espartilho incómodo para o designer, para o editor e até para o leitor. É verdade que os custos, em termos de tempo despendido nessa capa, são menores para o editor, mas o proveito pode ser, também, menor.
    – Pessoalmente, prefiro conceber a capa como um todo, principalmente o conjunto da “capa-badana de capa”. Julgo que é o conjunto que qualquer leitor, mesmo o menos paciente, apreende imediatamente. Como é evidente, o rectângulo da capa tem que fazer sentido e ser o anzol que pesca o leitor para o livro.
    – Sou muito respeitador! :)
    – Definitivamente, por vezes, a imagem só vem desviar a atenção de um título, associado a um lettring, muito forte. A capa perde, enfim, o livro perde…

  2. pedromarquesdg

    Por uma razão qualquer, o comentário do Ilídio, apesar de devidamente aprovado, não acusa nas Respostas… Mas aí esta ele.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s