Trama: catálogo de tipos, de Manuel Silva

manuelsilva1.jpg

Data
1991

Projecto gráfico, textos e iconografia
Manuel Silva

Edição
Trama, Artes Gráficas (Lisboa)
500 exemplares

Dimensões e Impressão
210 x 295 mm
Offset, 2 cores

Descrição
Este é um dos livros mais curiosos e estranhos que conheço. Tive a feliz ideia de o pedir ao seu autor, o tipógrafo Manuel Silva, meu formador em História e Técnica da Tipografia, num curso ministrado na Alquimia da Cor (Porto, 1999). Manuel Silva, já falecido, fora “descoberto” e trazido para a formação especializada pelo designer Antero Ferreira, responsável pedagógico pelos projectos de ensino da Alquimia (onde se ministra hoje um Curso de Tipografia de Chumbo, em sua homenagem). Tinha acompanhado as vanguardas tecnológicas do ofício desde os anos de 1950, e, reformado, dedicava-se a estudar e a aperfeiçoar o desenho de certos tipos com o Fontographer. Era um homem curioso, um autodidacta cultíssimo, e que contava histórias interessantíssimas.
O livro, muito simplesmente, é um híbrido de simples catálogo de tipos então disponíveis na gráfica Trama, de Lisboa, e de História da Tipografia. Como resolveu Manuel Silva essa dupla função? Numa grelha a duas colunas às esquerdas e uma coluna às direitas (com a permanente inserção de um ou um par de caracteres numéricos ou gráficos e uma ilustração no topo das páginas pares), o mostruário de tipos é escalonado pela hieraquia habitual (dos corpos menores em cima para os maiores em baixo), mas os caracteres não estão dispostos aleatoriamente: compõem um ensaio sobre a história da tipografia, escrito pelo próprio.
É este carácter híbrido que torna este livro inclassificável e, apesar de algo bizarro – ou precisamente por isso – fascinante. A sua própria encadernação, um misto de acabamento de paperback com hardback (cadernos colados a uma lombada de tecido e com uma capa e contra-capa em papel Kraft, colada por sua vez ao interior da sobrecapa, que reforça o seu fecho com duas molas metálicas) dá-lhe um ar ao mesmo tempo utilitário e delicado.
Na Prova A documentam-se alguns spreads. Prometo mais algumas fotos.

Prova A
manuelsilva2.jpg

3 Comments

Filed under Tipografia

3 responses to “Trama: catálogo de tipos, de Manuel Silva

  1. Eduardo

    Fui empregado nesta GRANDE empresa chamada Trama.Tive a honra de pertencer aos seus quadros entre 1988 a 2000.
    Sou impressor off-set e sinto-me muito orgulhoso de ter pertencido a esta ”familia”!!!

  2. romulo

    gostaria muito de ter este híbrido catálogo Pedro, alguma ideia de onde posso conseguir ou adquirir um? abraço, r.

    • Caro Rómulo, creio que as chances de conseguir um exemplar serão reduzidas, dado o fecho (há muitos anos) da gráfica em questão e da morte do tipógrafo Manuel Silva. Esperemos que os seus herdeiros tenham conseguido despertar o interesse da Câmara da Póvoa para um espólio que dever ser, de certeza, muito rico. Obrigado pela visita.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s