Miguel Torga e a Gráfica de Coimbra

miguel-torgabichos.jpg

Lembro-me, como toda a gente da minha geração, de ir comprar os Bichos de Miguel Torga à papelaria para as aulas de Português do 7.º ano (ou 8.º?) Achei os contos fantásticos (alguns brutais, com a morte pelo fogo de um dos “bichos”), lembro-me de os ter querido adaptar a banda desenhada (não me lembro de quando desisti, contudo…) mas o que me deixava espantado era aquilo que eu via como a “pobreza” gráfica da edição: como era possível que um livro assim tão bom, e de que TANTA gente dizia maravilhas, não tivesse um desenho na capa, ao menos a foto do autor, e se apresentasse vestido com aquela capa de papel branco (ainda que com uma gramagem apelativa, sem a mais pequena sombra de verniz ou plastificação, em bruto) onde apenas as garrafais e condensadas titulares a vermelho tentavam criar alguma faísca?

Hoje acho extraordinário que um dos maiores autores portugueses do último século, possivelmente o maior dos que, resistindo, ficaram cá e não saíram para o exílio durante o Estado Novo, tenha sempre recusado para as capas dos seus livros – mesmo quando o seu nome já justificava um corpo maior do que o do título – outro adorno que não o da mais rígida e anódina grelha e o da mais elementar tipografia. (Prova A) Entregues à Gráfica de Coimbra pela primeira vez, não mais os seus escritos teriam outra forma e outra difusora. Teimosia? Falta de opções? Modéstia provinciana? Se pensarmos que, a partir dos anos de 1980, com Memorial do Convento, a Caminho fez a mesmíssima coisa com as subsequentes capas das edições de José Saramago (Prova B), estamos antes perante um molde único de simplicidade a que os modernos epígonos pouco mais conseguem do que aproximar-se. A diferença é que, com Torga, a ideia de perder tempo com o design de uma capa seria quase obscena, e acho que é isso que estes livros austeros nos transmitem hoje.

Prova A
diarioiv.jpg

Prova B
memorial_livro.jpg

Leave a comment

Filed under Capas

Leave a Reply

