By its Cover 

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Título
By its cover: Modern American Book Cover Design

Design
John Gall

Autores
Ned Drew, Paul Sternberger

Edição
Princeton Architectural Press, 2005

Dimensões e Impressão
280 x 210 mm, 176 páginas

Descrição
Começando o novo ano com um regresso às capas de livros (e para não deixar o Ilídio Vasco sozinho nesta justa quixotesca). Mais precisamente, a um livro sobre capas de livros.

O tema tem abundado de há uma decada a esta parte nos EUA, dado o recrudescimento da importância atribuída ao bom design dos livros, tanto nos grandes grupos editoriais (a já famosa ida de Chip Kidd para a Alfred Knopf nos anos 90) como nas pequenas editoras (veja-se o caso da McSweeney’s). Este título é disso uma prova: o seu design e paginação foi confiado a John Gall, um dos nomes emergentes no design editorial (e, inevitavelmente, são de Gall algumas das amostras na última parte do volume). Este dispõe com parcimónia o texto (conciso mas informativo) e as (poucas) amostras de capas pelo plano, criando uma relação íntima e fluída entre ambos, algo que a largueza das páginas (the luxury of space) lhe permite (Prova A). Fica, contudo, a ideia de que este conteúdo poderia perfeitamente adaptar-se a uma edição paperback de formato mais clássico e mais pequeno.

Prova A
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Com o rigor espartano que seria de esperar de algo saído de uma chancela da conservadora Princeton , o texto de Drew e Sternberger analisa diacronicamente a produção gráfica norte-americana desde o final do século XIX, análise da qual se retira um fio condutor, quase uma espinha dorsal de todo o design gráfico americano, sobretudo aquele posterior à 2.ª Grande Guerra Mundial: uma tensão entre o eclectismo vernacular e o modernismo, tensão essa nunca resolvida. Ao grande momento criativo do modernismo americano dos anos 40 e 50 (com Beal, Lustig e Rand, e todos os brilhantes directores de arte das revistas da Madison Avenue) sucede-se uma onda revivalista, historicista, menos rígida em termos teóricos, que, associando a emergente Arte Pop ao arquivo gráfico popular (fontes de madeira do século XIX, os grafismos da publicidade dos anos 20 e 30, etc) e ao gosto pela ilustração, domina a imagem dos livros nos anos 60 e 70, até pela polivalência e produtividade de designers como Milton Glaser ou Seymour Chwast. Com a crise dos anos 70, as pequenas editoras perdem o leme criativo, que fica, durante 20 anos, sob a regência do big book look: o designer e o seu trabalho eclipsam-se para servir a edição ultra-comercial das majors, onde o nome do autor passa a dominar o plano da capa. Após um breve fling pós-modernista, o grafismo americano dos anos 90 consegue criar surpreendentes exemplos de uma vontade de síntese e de gestão criativa da tensão entre a norma (estética ou económica) e o individualismo dos designers.

Apesar dessa visão macro-histórica, ficam alguns curiosos exemplos desse individualismo criativo a que os americanos não resistem, apesar da sua obsessão normativa, exemplos valiosos, neste caso, pela forma como ilustram o precário equilíbrio de um designer entre a expressão quase artística (o nome) e o esquecimento no anonimato. Sobre Roy Kulhman, designer que, nos anos 50 e 60, criou capas notáveis para a Grove Press (Prova B), lemos este parágrafo em jeito de epitáfio de uma carreira:

“In the early 1970s after a tumultuous few years for Grove, Kulhman was fired by Rosset for freelancing for a competitor. Kulhman went on to work for Columbia Records, IBM and clients like the magazines High Times and Dealer, but his designs never again achieved the stellar consistent quality of his work for Grove Press. By the mid 1980s, Kulhman sensed that his innovations of the 1950s and 1960s had become conventions and clichés, and he retired from design.” (p. 69)

Prova B
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