O sonho de Borges de Blanca Riestra

sonhoborges1.jpg
Título
O sonho de Borges

Design
Pedro Marques

Autora
Blanca Riestra

Edição

Livros de Areia Editores, 2007

Dimensões
e Impressão
230 x 150 mm, 176 páginas
Publidisa


Descrição

A propósito da amável inclusão desta capa no grupo de finalistas da categoria de “Melhor Capa de 2007” dos Prémios Livro do Dia, que o activo livreiro de Torres Vedras Luís Filipe Cristóvão e a sua comunidade de leitores e clientes lançou, aqui ficam umas palavras sobre a mesma.

A decisão sobre as capas, quando se opera, ao mesmo tempo, como designer e co-editor, pende, as mais das vezes, para o lado do editor. Apesar de fugir à formatação genérica habitual, o texto de Blanca Riestra pode ser lido como um romance histórico, daí que a opção sobre a imagem foi de aproximá-la a um molde reconhecível dentro desse segmento editorial, mas juntando-lhe elementos que permitissem a sua individualização. Como sempre defendo, esses elementos devem ser procurados no próprio texto, ou num contexto muito próximo à narrativa.

Em primeiro lugar, o rosto de Borges, hoje quase icónico e imediatamente reconhecível, teria de aparecer, mas suficientemente distorcido ou “fundido” com esses elementos (con)textuais como para “suspender a descrença”, e respeitando o repto da autora de que não se lesse o livro como “biográfico”. A parte “histórica” do romance situa-se em Praga, durante o reinado do Imperador da Boémia, Rodolfo II, entre finais do século XVI e as primeiras décadas do seguinte. Ora a corte de Rodolfo albergou alguns dos melhores pintores maneiristas da sua era, o mais famoso dos quais foi Giuseppe Arcimboldo. Estava, pois, encontrado o primeiro elemento, que oferecia múltiplas hipóteses de fusão com o perfil de Borges (foi escolhido o quadro O Inverno, da sua série sobre as estações, de 1573). Na apresentação do livro, Blanca Riestra lembrou algo que não me ocorrera: a imagem resultante dessa fusão faz lembrar o Golem, tal como ele seria concebido na lenda (a partir de terra, madeira em decomposição e outros detritos naturais), o que significou que a escolha fora acertada (pessoalmente, contentei-me em associar aquele emaranhado de galhos e espinhos, que passam pelo cabelo e o cérebro de Borges, ao conceito de sonho turbulento).

Na história, além do gueto judeu de Praga, dois castelos (o do Imperador e o de uma outra misteriosa personagem) se impõem como loci de referência. E foi no canto de um dos quadros de Bartholomeus Spranger (Venus e Adonis, 1586), outro dos pintores de Rodolfo, que encontrei um castelo adequado.

A capa foi composta em plano aberto, abrangendo as badanas, com folhas de pergaminho espalhadas e rasgadas, uma alusão ao manuscrito que John Dee e Edward Kelley tentam vender ao Imperador, e que querem fazer passar por muito mais antigo de que é. Tentou-se fundir harmoniosamente a foto da autora nesse conjunto. (Prova A)

Prova A
sonhoborges3.jpg

A fonte do título foi um risco divertido. Há tempos descobri um portfolio de fontes vendidas pela HP Lovecraft Historical Society, do qual fazia parte esta Atlas. É uma fonte de “período”, uma fusão delicada entre uma cursiva e a Bodoni, que recomendo com alguns cuidados, e, havendo palavras com acentos gráficos, sempre com recurso ao Fontographer para acertos.

3 Comments

Filed under Capas, Da casa

3 responses to “O sonho de Borges de Blanca Riestra

  1. É a minha capa favorita da Livros de Areia. Adoro o efeito obtido na fusão da imagem de Borges com a pintura de Arcimboldo.

    É bom saber que foi reconhecida pelo Prémio Livro do Dia.

  2. Pingback: Bibliotecário de Babel » Blog Archive » História de uma capa

  3. Margarida Ferra

    Bem me parecia que tinha qualquer coisa de Arcimboldo. Acho muito boa, mas sou suspeita.

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