Avulsos

1. Através de um amável convite, um dos textos deste blogue terá nova vida, desta feita com tinta sobre papel. Graças ao interesse de Francisco Vaz Fernandes, o director da Parq (a nova encarnação da DIF), o texto dedicado a Ralph Ginzburg, e em particular à revista Avant Garde, desenhada por Herb Lubalin, vai aparecer no próximo, ou num dos próximos números da revista. Para quem não a conhece, a Parq, tal como o foi a DIF, é de distribuição gratuita e tem um cuidado gráfico e de design irrepreensível.
Addendum: a revista Parq não substituirá a DIF, como acima escrevi, sendo antes uma nova concorrente desse título (tal como se explica aqui).

2. A propósito de revistas: leia-se este extraordinário testemunho de Steven Heller sobre a sua malograda tentativa de criar um layout convincente nos primeiros números da Interview de Andy Warhol. Quantas vezes um homem com o estatuto de Heller (durante muitos anos o director de arte do New York Times Book Review, e hoje o historiador quase oficial do Design Gráfico americano) confessa em público ter-se estatelado ao comprido num trabalho, e logo a começar na tipografia do título da revista? Eis um excerto:
“Before becoming America’s leading artist [Andy Warhol] was, after all, an accomplished graphic designer/illustrator (with a distinctive hand-lettering style) and should have been the first to realize that my pairing of art deco Broadway type for the nameplate Inter/view and the curvaceous Busorama typeface as the subtitle ‘Andy Warhol’s Film Magazine’ was one of the dumbest combinations ever.”

Leave a comment

Filed under Revistas, Soltas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s