Capa branca para Snow White


Título
Snow White

Design
Anónimo

Autor
Donald Barthelme

Edição
Bantam, 1968
175 x 105 mm, 184 páginas

Descrição

Esta foi a primeira edição mass market de Snow White de Donald Barthelme, o primeiro romance deste autor, que um ano antes saíra em capa dura pela Atheneum. Barthelme (1931-1989) era já um autor de culto, conhecido de um pequeno mas fervoroso círculo de entusiastas pelos seus contos, mas estava longe de ser um autor de massas. A Bantam, contudo, uma das mais bem sucedidas editoras no mercado dos paperbacks, não se inibiu perante as fracas expectativas de venda: simplesmente fez encaixar o livro na sua mais recente inovação gráfica, que ficaria conhecida como as “capas brancas” da Bantam.

Quebrando um tabu que mantinha que, nos paperbacks, o fundo branco era propenso à sujidade e à mais rápida degradação nas estantes dos livreiros, a fórmula da Bantam obtinha o seu sucesso do contraste entre a área em branco, a tipografia imponente em preto e os tons carnais dos corpos das mulheres (e homens, ainda que em segundo plano) pintados a óleo por artistas como James Bama ou William Edwards. Títulos como The Harrad Experiment de Robert Rimmer (1964) e Boys and girls together (um título que parece quase um briefing para um ilustrador…) de William Golding (1967) romperam este interdito. E, dessa forma titilante (note-se o blur estratégico na anatomia da Snow White…), pôde a Bantam incorporar no seu catálogo um título que estaria a priori reservado para editoras mais vanguardistas como, por exemplo, a Grove (compare-se a Branca de Neve da Bantam com a curiosa capa da Atheneum, Prova A: ambas “capas brancas”, por sinal, mas faltando a esta os apelos carnais da primeira – imagem de capa que não possuo).

(Prova A)

Na sua biografia da Bantam, The Bantam Story (1975), Clarence Petersen escreveu que a moda pegou de tal forma entre a concorrência, que em breve o incauto cliente das livrarias e papelarias se via ameaçado de cegueira de neve…
(Nota: agradecimentos a João Seixas pela cedência do exemplar de Snow White)

Leave a comment

Filed under Capas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s