Título
Snow White
Design
Anónimo
Autor
Donald Barthelme
Edição
Bantam, 1968
175 x 105 mm, 184 páginas
Descrição
Esta foi a primeira edição mass market de Snow White de Donald Barthelme, o primeiro romance deste autor, que um ano antes saíra em capa dura pela Atheneum. Barthelme (1931-1989) era já um autor de culto, conhecido de um pequeno mas fervoroso círculo de entusiastas pelos seus contos, mas estava longe de ser um autor de massas. A Bantam, contudo, uma das mais bem sucedidas editoras no mercado dos paperbacks, não se inibiu perante as fracas expectativas de venda: simplesmente fez encaixar o livro na sua mais recente inovação gráfica, que ficaria conhecida como as “capas brancas” da Bantam.
Quebrando um tabu que mantinha que, nos paperbacks, o fundo branco era propenso à sujidade e à mais rápida degradação nas estantes dos livreiros, a fórmula da Bantam obtinha o seu sucesso do contraste entre a área em branco, a tipografia imponente em preto e os tons carnais dos corpos das mulheres (e homens, ainda que em segundo plano) pintados a óleo por artistas como James Bama ou William Edwards. Títulos como The Harrad Experiment de Robert Rimmer (1964) e Boys and girls together (um título que parece quase um briefing para um ilustrador…) de William Golding (1967) romperam este interdito. E, dessa forma titilante (note-se o blur estratégico na anatomia da Snow White…), pôde a Bantam incorporar no seu catálogo um título que estaria a priori reservado para editoras mais vanguardistas como, por exemplo, a Grove (compare-se a Branca de Neve da Bantam com a curiosa capa da Atheneum, Prova A: ambas “capas brancas”, por sinal, mas faltando a esta os apelos carnais da primeira – imagem de capa que não possuo).
(Prova A)
Na sua biografia da Bantam, The Bantam Story (1975), Clarence Petersen escreveu que a moda pegou de tal forma entre a concorrência, que em breve o incauto cliente das livrarias e papelarias se via ameaçado de cegueira de neve…
(Nota: agradecimentos a João Seixas pela cedência do exemplar de Snow White)