Quem foi/é Terry James?

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Num post anterior sobre capas de livros de FC dos finais dos anos de 1960 e inícios da década de 70, já aqui coloquei imagens das capas da série de livros publicados pelo Science Fiction Book Club de Londres, que continuo a considerar (pelo seu minimalismo em plena época de exuberância Pop) como das mais belas e desafiantes que já vi, sobretudo tendo em conta o facto serem capas para livros de ficção científica, alguns dos quais não seriam propriamente as obras-primas de experimentação literária que elas parecem prometer.

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Não conhecia à altura o nome do designer destas capas. Uma pesquisa mais teimosa levou-me a este site, onde se faz o registo possível da evolução do Clube de FC britânico, e onde encontrei finalmente o nome que procurava: Terry James. Um contacto meu ao responsável pelo site não obteve qualquer pista suplementar sobre quem foi ou é e o que mais fez este Sr. James que, num contexto literário mais estreito e completamente distinto, criou e manteve durante uns 4 anos (de 1967 a 1971, aproximadamente) uma série de capas seguindo o mesmo princípio posto em prática por Alvin Lustig na New Directions 20 anos antes: distanciamento face à concorrência graças ao monocromatismo rigoroso (apenas o preto), ao recurso à manipulação fotográfica e à manutenção de uma rigorosa constância formal dentro da aparente variedade. Basta um olhar para as (também brilhantes) capas que nos EUA a Doubleday publicava no seu Clube de FC para nos apercebermos do toque de génio de James nesses anos de ouro da literatura de especulação. E há algumas surpresas: na simples inversão vertical da fotografia do reflexo de uma figura humana num piso molhado, a capa de The Werewolf Principle, por exemplo, antecede em quase 30 anos a capa de Chip Kidd para The Terrorist (Prova A) de John Updike.

Prova A
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Na capa de Echo Round His Bones, de 1969, (Prova B) há um uso muito inteligente da estrutura do livro: a fotografia desfocada de um esqueleto humano cobre a capa e a contra-capa, fazendo com que a espinha dorsal coincida com a lombada (spine, em inglês).

Prova B
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Depois dele, o caos: após a sua saída, e a partir de 1972, o nível do design dos livros do Clube britânico cai a pique, à imagem de que aconteceu com a edição de FC em geral. Para além de uma referência no blogue do ilustrador Richard de Pesando, isto é tudo o que sei dele. Um designer que assina 53 capas deste calibre e desaparece dos registos?… Informações serão, portanto, bem-vindas.

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P.S.: O genérico da série juvenil The Tomorrow People (Thames Television, 1973, designer desconhecido), apesar de feito mais de 2 anos após a sua última capa para o SFBC,  tem curiosas semelhanças com a estética FC das capas de James.

WHO WAS/IS TERRY JAMES?
In a previous post on SF books covers of the late 1960s and early 1970s I have already shown images of some of the covers for the London Science Fiction Book Club, which I still regard (by their minimalism in an era of Pop exuberance) as some of the most beautiful and challenging I have ever seen, specially if one considers their were created for some quite formulaic science fiction novels (space operas and such), far from the masterpieces of experimental fiction those covers seem to promise.

I didn’t know then the name of the designer of those covers. A more stubborn research lead me to this website, where the record of the British SF club is kept, and where I finally found the name I was looking for: Terry James. An answer from the website’s manager to an email I sent gave me no further clue on who was or is or what else did this Mr. James do since then. What he did do during 4 years (1967-1971), in a narrower and completely different literary context, was akin to what Alvin Lustig had done at New Directions some 20 years earlier: creating distance from the competition through a rigorous monochromatic palette (black only), photographic manipulation with a surrealist overtone  and a solid formal consistency within an apparent variety. One look to the (also brilliant) covers Doubleday was publishing in its SF Club at the time is enough to perceive James’ touch of genius in his covers. And there’s a few surprises: in its simple vertical flip of the photo of a human figure’s reflexion on a wet surface, the cover for The Werewolf Principle, for example, precedes in almost 30 years Chip Kidd‘s cover for John Updike’s The Terrorist (A).

In the cover for Thomas Disch’s Echo Round His Bones (1969, B), there is a very smart use of the book’s structure: the blurred photo of a human skeleton is laid over the entire area of cover and back cover, making its spine align with the book’s own.

After him, chaos: soon after James’ last cover for the SFBC, the level of design in their books plummeted, on a par with the general SF publishing of the 1970s. Apart from a small reference in illustrator Richard de Pesando‘s blog, this is all I have on him. A designer who creates 53 covers of this caliber and then vanishes from sight?… All information is therefore quite welcome.

P.S.: The opening titles for the children’s series The Tomorrow People (Thames Television, 1973, designer unknown), although created more than 2 years after James’ last cover for the SFBC, show curious similarities to the SF aesthetics in his covers.

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