Fantasia: dois ensaios na gaveta

Duas propostas para livros muito diferentes, e que acabaram na gaveta por razões igualmente distintas. A primeira, para o primeiro tomo de uma trilogia no género de fantasia escrita por uma autora portuguesa, foi rejeitada (e talvez com razão: os leitores do género são assustadiços…). Foi (literalmente) um divertimento (acompanhado com o Pássaro de Fogo de Stravinsky nos headphones) com fundo de Max Ernst, uns detalhes de Bellini e algumas maravilhas do mundo natural, e que procurava representar um dos personagens da narrativa, um mago maléfico. A proposta incluia uma alternativa em fundo de cor plana. A capa aprovada finalmente será mostrada em breve (o livro deve estar na calha).

O caso da segunda capa, para um livro de culto entre os literati (e que talvez não seja de justiça limitar ao género da “fantasia”) é mais curioso, pois acabou por se revelar uma encomenda por engano. Acontece. Ainda assim, não posso deixar de agradecer à editora em causa o pretexto para mais um puro divertimento, em que detalhes de quadros de Piero della Francesca e Ticiano serviram na perfeição para o casting das duas personagens principais, o jovem herdeiro e uma outra personagem (a mais importante) que opera longe da vista do primeiro, ambos vivendo num labiríntico e decadente palácio. Não vou dizer qual o livro… mas, para os tais literati, nem é necessário. Mervyn Peake Titus Gormenghast

Já agora, escusado será dizer que o que está na gaveta não está no lixo: estas propostas estão, digamos assim, no “mercado” e estão disponíveis para encomenda. A Lei de Lavoisier aplica-se a tudo.

FANTASY: TWO PROPOSALS THAT DIDN’T QUITE MAKE IT
Two cover proposals for tow very different books in the genre of “fantasy” that didn’t make it to print for  two very different reasons.

First,  a cover for tome one of a trilogy (depicting one of the characters, an evil magician), which was rejected (perhaps rightly so: I’m told the readers of fantasy scare easily…). It was great fun to do though, mixing some Max Ernst for the background, details of a portrait of a Venetian doge by Bellini and some wonders from nature’s fauna (and Stravinsky’s Firebird blaring away in the headphones). I also presented a variation with a flat colour background. I will post here the final cover when the book is out.

The second one, for a cult book amongst the literati, didn’t make it for a more unusual reason: it turned out that it was commissioned by mistake. No hard feelings, specially because again it allowed me to have a great time finding the right cast for the roles of the young heir and the mischievous character working his way up in the shadows of a labyrinthine, decadent palace. Piero della Francesca and Titian came to the rescue. I don’t need to tell you literati out there what book is it, do I? Anyway, I won’t.

Applying Lavoisier’s Law to these matters, I decided that what is not in the dustbin is in the market, and so these illustrations are “open for business”.

3 Comments

Filed under Capas, Da casa

3 responses to “Fantasia: dois ensaios na gaveta

  1. A primeira proposta seria mais adequada para algo do género “New Weird” e definitivamente não se encaixa com as capas actuais de fantasia mais comerciais. Ainda para mais em Portugal.

    A segunda proposta é excelente.

  2. É possível, mas não sou grande conhecedor dos sub-géneros. Guiei-me pela lógica: se me visse num universo paralelo/passado/futuro em que uma força maléfica impusesse o seu domínio, e se fosse levado à presença da entidade responsável por esse mal, estaria à espera de ficar razoavelmente assustado. Velhos de barbas parecidos com o Ian McKellen ou o Christopher Lee não fariam grande efeito. :)

  3. A primeira na versão dois está excelente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s