“Desenhar é escrever”


Numa destas Sextas-feiras encontrei-me em Viana com Marriette Tosel, da qual recebi o livro que se pode ver nas imagens. Na Segunda seguinte, um inesperado telefonema convocou-me a um café nos limites da cidade, onde um Max Tillmann cauteloso não se impediu de me oferecer um exemplar de um dos seus livros, este recentemente premiado. Mas o homem que, em ambas as ocasiões, conversou comigo, o mensageiro de tão esquivos personagens, foi Tiago Manuel. Sinceramente, duas das mais bem despendidas horas que me lembro de ocupar há muito tempo. Ficou-me a precisão com que explicou a sua firme convicção de que “desenhar é escrever”, de que o acto de desenhar deve ser tão fluído como o acto da escrita. Cosa mentale, portanto, como diria Leonardo. Daí a sua aversão à preparação do desenho com rascunhos a lápis. E talvez também a sua recusa em aceitar o conceito de estilo na conversa sobre os seus desenhos (anotei isso mentalmente para evitar um faux pas na próxima conversa, quem sabe com o seu novo e ainda secreto alter ego). No fim, posso assegurar que quem se despediu de mim foi o mesmo Tiago Manuel: Ms. Tosel estaria já de regresso a Chicago e Herr Tillmann, a essa hora tardia, entrava nalgum taxi no aeroporto de Frankfurt a caminho de casa. (O Armário Psicótico – Boas Maneiras de Marriette Tosel foi publicado pelas Edições Eterogémeas.)

“DRAWING IS WRITING”
These are samples from Marriette Tosel’s O Armário Psicótico (The Psychotic Closet). Actually, Ms. Tosel is nothing more than another brainchild of Tiago Manuel, a multi talented artist who writes and draws (and for him, these two functions are but two sides of the very same creative activity) his books under a myriad of alter egos. I met him one of these days in rainy Viana, and it was the best couple of hours I remember spending in a long time, a real master class in a very modest coffee shop on the town’s suburbs (at least, I think it was him talking to me; chances are it was his future alter ego, already in the process of conception…).

Leave a comment

Filed under Capas, Livros, Soltas

Leave a Reply

