“Monstrozinhos insidiosos”

No volume Luiz Pacheco/Contraponto, tal como escrevi aqui, sente-se a falta de mais informação sobre os designers ou artistas gráficos com que o editor e escritor privou e com os quais trabalhou na produção dos seus livros. Em alguns dos textos reunidos nos dois volumes de Textos de Guerrilha, Pacheco deixa sentidos testemunhos da convivência com Fausto Boavida e João Rodrigues, os seus “marginais” favoritos. Este último, que se suicidou em 1967, chegou a fazer a capa para a primeira edição de Crítica de Circunstância, publicado pela Ulisseia em 1965, capa essa que aparece reproduzida no livro/catálogo publicado agora pela Leya/BN.

Rodrigues, muito próximo da geração de surrealistas portugueses do pós-guerra, terá sofrido, a nível criativo, dos mesmos males de Pacheco e outros nos anos 50 e 60, com apreensões sumárias de livros e censura a cortarem  o desenvolvimento de uma carreira sólida. Em consequência disso, a sua obra dispersou-se e existem raros registos impressos que comprovem o seu muito talento.

Uma das excepções é este volume publicado pela Fundação Cupertino de Miranda, através do seu Centro de Estudos do Surrealismo, em 2009. Junto com desenhos de outros altos representantes do surrealismo por cá, como Mário Henrique Leiria ou António Maria Lisboa (descoberto, precisamente, por Luiz Pacheco na sua Contraponto), os desenhos de João Rodrigues (os seus “monstrozinhos insidiosos”, como lhes chamou Pacheco) trazem uma lufada de humor refinado, além da sua inegável qualidade de traço, e pedem, sem dúvida, por mais livros, ou pelo menos por uma monografia definitiva. (Muito obrigado ao Tiago Manuel, outro autor de “monstrinhos insidiosos”, pela oferta deste livro).

Leave a comment

Filed under Capas, Livros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s