A importância de um título

Um título pode muitas vezes não ser apenas, pelo seu estilo descritivo ou designativo, um guia para a criação de uma capa (à falta do texto do livro e perante a urgência de um prazo de entrega); pode ser também muito bom a nível literário, tão bom que consiga socorrer a capa e compensar as suas possíveis debilidades. Este é um caso.

Quando me foi pedida a capa, nem sequer um excerto de algum dos contos de Erros e Tanatos de Gonzalo Navaza me foi dado a ler. Havia urgência, a tradução não estava completa. Foi-me descrito em termos gerais como uma série de histórias à volta da boémia ébria de uma certa geração (a que tinha entre 20 e 30 anos aquando da morte de Franco), histórias de enganos, alguns deles fatais. Mas com um título desta qualidade, qualquer sinopse ou resumo empalidece. Em rigor, tenho de confessar que com um título assim quase não há necessidade de uma capa ilustrada. Aquele érre que se intromete no Eros e o transforma na sua negação (ou no seu efeito, os “erros” que advêm do “amor ardente”) é alimento suficiente para a mente aventureira que se prepara para a leitura. (Um título tão bom, enfim, que acabou por ser profético no que tocou à minha relação com essa editora: sem Tanatos mas com muitos erros e “má fortuna”).

A minha solução acabou por pender mais para a ebriedade da boémia meridional mencionada no briefing (se bem que o Baco de Caravaggio sempre me tenha parecido mais lúbrico do que ébrio), com a dominatrix do Fantasma da Liberdade de Buñuel – da qual o Baco irrompe – a servir o tom ameaçador de Tanatos e a reforçar o “erro”. Mas, se calhar, a reforçar também e em excesso o Eros (e há mais erros do que Eros nos contos), o que, com a androginia do modelo de Caravaggio, elevou a temperatura da capa a níveis que não queria atingir (ou talvez quisesse, sem o admitir…). No título, usei a Modern como fonte de base e a Clarendon Black para reforçar a palavra-chave (outra capa com a mesma estrutura pode ser vista aqui).

Leave a comment

Filed under Capas, Da casa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s