“There is a saying: the more one knows about another person the more difficult it becomes to surprise him (or her). If that is true for oneself, I can only hope my relations to myself remain at a certain distance.” (Hans Hillmann)
Nova Iorque, 1974: em pleno Watergate, vinte anos depois de publicar Lolita de Nabokov em Paris, Maurice Girodias quer refazer a fortuna com um romance de especulação política sobre uma hipotética presidência de Henry Kissinger. Uma bizarra conspiração, porém, formar-se-á para o travar e deportar. Um relato fascinante de um tempo único.
ISBN 978-989-98987-5-2
132 PÁGS.
185 x 115 mm
13,50 EUROS
Olhar de Editor / Serafim Ferreira
Publicado em 1999 e há muito esgotado nessa primeira edição, este título de Serafim Ferreira é uma raridade na bibliografia nacional: um livro (quase) autobiográfico de um editor que lembra os editores que o inspiraram ou com quem conviveu na sua carreira. Do fim trágico de Luiz de Montalvor, o fundador da Ática, aos máximos exemplos de editores marginais por alturas da Revolução de Abril, como o foram Luiz Pacheco e Fernando Ribeiro de Mello, passando pela justa evocação das primeiras mulheres a dirigirem editoras em Portugal (a viúva Moré no Porto, na década de 1870, e Maria Leonor da Cunha Leão, herdeira de Delfim Guimarães) e de editores hoje quase esquecidos (Augusto dos Santos Abranches, Figueiredo de Magalhães, etc), Olhar de Editor é uma homenagem sentida à edição portuguesa de (muito) pequena ou média dimensão nos séculos XIX e XX. Esta segunda edição apresenta-se ilustrada e acrescida de uma introdução, um índice remissivo e um addendum final: o obituário de Serafim Ferreira escrito por Baptista-Bastos em 2015.
ISBN 978-989-98987-3-8
210 PÁGS.
210 x 120 mm
15,00 EUROS
Portugal em Sade…
1966, Lisboa. Salazar contra o Marquês de Sade em tribunal. Réus: uma mão cheia de colaboradores da primeira edição portuguesa de A Filosofia na Alcova. Resultado: quatro condenações inapeláveis e um suicídio.
Meio século após o termo do primeiro processo por “abuso de liberdade de imprensa” movido e levado a cabo contra um editor pela publicação de um livro durante o Estado Novo, este volume procura, ao mesmo tempo, lembrar e contar essa acção judicial, e recuperar o texto de Aníbal Fernandes, o único que, passados mais de vinte anos, recordou o processo e o julgamento, numa altura em que o editor Fernando Ribeiro de Mello e as edições Afrodite estavam já quase completamente esquecidos.
ISBN 978-989-98987-4-5
240 PÁGS.
A5 18,50 15,70 EUROS Desconto 15% (+ 2 Euros para custos de envio)
Editor Contra
Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) foi, com a sua Afrodite, o editor “maldito” por excelência na última década do Estado Novo, combatendo a perseguição policial e a censura com um arrojo contínuo que lhe valeu proibições e condenações. Esteve contra, e esteve-o com uma coragem ímpar. Mas quando atravessou o espelho para o “outro lado”, para um Portugal livre de censura, descobriu que manter-se “contra” nas águas revoltas dos anos pós-revolucionários era um objectivo demasiado complexo. Este é o primeiro livro que lhe é dedicado.
ISBN 978-989-2033-07-5
360 PÁGS.
180 X 150 mm 25,75 20,60 EUROS Desconto 20% (+ 2 Euros para custos de envio)
A Técnica do Golpe Literário
Na noite de 8 de Junho de 1964, Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) deu-se a conhecer ao mundo literário de Lisboa. O que se passou então no Salão da SNBA ficou conhecido como "o Teste": uma série de poemas, declamados por ele e pela actriz Isabel de Castro, seriam "julgados" pelos aplausos do público, sendo esses aplausos rigorosamente cronometrados. As consequências imediatas desta "soirée" (em particular uma assanhada polémica com Francisco Sousa Tavares, o marido de Sophia de Mello Breyner) projectaram o jovem portuense para a "lenda" na capital, uma projecção e uma lenda que alimentaram o projecto editorial que ele dirigiria a partir do ano seguinte: a Afrodite.
Aludido, referido vagamente mas nunca antes descrito nos seus detalhes, o escândalo do "Teste" (a que a revista Seara Nova chamou um "golpe literário") tem aqui, pela primeira vez, a sua rocambolesca e "escandalosa" história contada.
O texto agora publicado é um excerto do projecto "in progress" Editor Contra: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite, uma monografia sobre o editor da Afrodite.
ISBN 978-989-98987-0-7
40 PÁGS.
180 X 150 mm
7,00 EUROS
ESGOTADO
A Última Sessão
Em 1977, Luiz Pacheco viu finalmente reunidos nestes Textos Malditos os seus textos “proibidos” até à Revolução, publicados no brilhante catálogo da Afrodite de Fernando Ribeiro de Mello. Teve também a certeira união de um universo gráfico à sua obra, o de Henrique Manuel. Livro icónico mas minado por tensões pessoais, foi também um livro crepuscular que marcou o início do correr de cortinas nas carreiras destes três actores excêntricos no palco da cultura portuguesa.
ISBN 978-989-98987-1-4
40 PÁGS.
180 X 150 mm
ESGOTADO
Manta 90/40
Manta 90/40
(Caleidoscópio/Galeria Valbom)
A propósito da exposição na Galeria Valbom em Lisboa, de 29 de Setembro a 10 de Novembro de 2018. Com textos de José Carlos de Vasconcelos, Baptista-Bastos, José Luís Carneiro de Moura, Osvaldo de Sousa, Telmo Alcobia, Teresa Neto e Pedro Piedade Marques. A Galeria Valbom decidiu organizar, com o apoio institucional de EGEAC – Museu de Lisboa, uma exposição em torno das Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar, a obra-prima de João Abel Manta, um dos mais importantes artistas gráficos portugueses do último século. Ocasião para apreciar o seu trabalho e celebrar os seus 90 anos. Ou, simplesmente, para afirmarmos, tal como escreveu Fernando Assis Pacheco: VIVA MANTA!
João Abel Manta
João Abel Manta
(Colecção Designers Portugueses, Público, 2016)
João da Câmara Leme
João da Câmara Leme
(Colecção D, INCM, 2015)
Inclui um texto meu.
Uma Editora no Subterrâneo
& etc – Uma editora no subterrâneo
(Letra Livre, 2013)
Organizado por Paulo da Costa Domingos.
Inclui, entre outros textos de vários autores, um texto meu: "Uma exclusiva irmandade de piratas poéticos".
Gateways
Gateways: an international exhibition of book covers (Fundação de Serralves, 2008)
Catálogo da exposição internacional de capas de livros Gateways
que inaugurou no final de Julho de 2008 no espaço cultural Silo do Norteshopping de Matosinhos. Coordenação e design de Andrew Howard.
Inclui
a minha capa para a edição de Criaturas da Noite de Lázaro Covadlo (Livros de Areia, 2007).