“E então eles diziam-me que estava ali uma mulher nua”

aromana1959

“Moravia, por exemplo, viu duas das suas obras, Agostinho e A Romana, serem colocadas ‘fora do mercado’.
Falando deste último, o editor [Figueiredo de Magalhães] recorda a forma como o livro foi inicialmente apreendido: ‘Em A Romana havia um policia que tinha o chamado ‘comércio sexual’ com uma prostituta, mas a única coisa sobre que eles me chamaram a atenção foi a capa, que era ‘muito agressiva’. A capa era da autoria do António Garcia, o capista da colecção (a Série Literária, primeira colecção de ficção da Ulisseia, cujo primeiro título, 0 Adeus às Armas, de Hemingway, foi publicado em Marco de 1954), ‘e era um trabalho sobre o célebre nu da Paulina Borghese, de Canova, um artista neoclássico do século XVIII. E então eles diziam-me que estava ali uma mulher nua. E eu também achava que sim, que estava. Quando foram apreender A Romana, eu disse-lhes que eram já poucos os exemplares que possuía. Mas com o Larcher, da Censura, eu abri-me e confidenciei-lhe que ainda tinha mil e tantos exemplares, dos quais fiquei fiel depositário. E perguntava-me ele, com aquela confiança que já mantinha comigo, se eu era homem para destruir aquilo. ‘Sou, pois com certeza que sou’, dizia-lhe eu. Bom, a destruição foi exportá-los para o Brasil, aumentando a edição, fazendo uma nova capa e importando-os depois de volta. Só que a senhora já vinha vestida com capa nova, e então o livro passou.”
(“Figueiredo de Magalhães – O homem da Ulisseia”, texto de Ricardo Machaqueiro, in LER, n.º 44, Inverno de 1999, pp. 63-64).

Leave a comment

Filed under Capas, Imprensa

Leave a Reply

