O título do post é o mesmo deste livro que compus para a editora Ministério dos Livros e que foi lançado esta passada semana em Cascais e Santarém. Trata-se de uma monografia volumosa e, há que dizê-lo, luxuosa sobre o pintor Norberto Nunes, cujo ciclo de telas sobre a obra de Fernando Pessoa aqui se reproduz na sua quase totalidade. Já que estamos nisto dos luxos, o meu terá sido o do espaço. Optei pelo mesmo formato da “bíblia” de Derek Birdsall, Notes on Book Design, uns confortáveis 24,5 x 29,5 cm, o que permitiu uma grelha sóbria e muito espaço de respiração a textos e imagens. Os quadros são muito bons, mas para a sobrecapa escolhi dois desenhos, ou melhor, dois esboços preparatórios, que me parecem resumir a obsessão do poeta em ter muitos rostos e, logo, não ter nenhum. A caligrafia de Pessoa funciona aqui como um velo, uma cortina que tapa esse rosto enigmático e que se estende para as guardas. O texto foi todo composto em Sabon e Futura. (Tenho de dar os parabéns à Rolo & Filhos, de Mafra, pela impressão e acabamentos).
So pretty!
Hi James! Thank you for the feedback. The paintings are really good, that’s for sure. I just tried to make the whole thing as simple and unfussy as possible. The final book’s quite heavy and maybe a bit expensive for average book buyers but the Fernando Pessoa addicts will have a juicy fix. It’s a bilingual edition (the English version comes from the “official” translator of Pessoa, Richard Zenith), so if it goes to Australia (hmmm… huge postal fees I’m afraid) you’ll be able to dip in the Pessoa groove all the way.
belo trabalho pedro, parece bem de acordo com a grandeza do pessoa e com as obras do artista, a sabon em corpo grande ficou muito boa – parabéns!.
Obrigado, Rómulo.
Pingback: Livrarias tropicais « Montag : by their covers : resgate do fogo